fev 28, 2023

Sondagem industrial de janeiro revela aumento no volume de produção

Medido pela FIEPE, o índice que mede o Volume de Produção referente ao mês de janeiro cresceu 5,1 pontos percentuais, e atingiu 52,6 pontos. Com esse aumento, o indicador volta ao cenário de otimismo, revelando que os empresários da indústria estão satisfeitos com relação a sua produção. Comparando com o mesmo mês do ano anterior, houve um aumento de 5,7 pontos.

Os indicadores das pequenas e grandes empresas apresentou quedas de 5,4 e 11,6 pontos na passagem mensal, respectivamente, e atingiram 47,9 e 55,3 pontos. Já as médias empresas, avançaram 8,3 pontos percentuais atingindo 50,0 pontos. O índice que mede a Evolução do Número de Empregados apresentou recuo de 2,1 pontos em janeiro de 2023, atingindo 47,7 pontos. Em comparação com janeiro de 2022, houve recuo de 0,7 ponto. Com esse resultado, o índice permanece no cenário de pessimismo, ficando abaixo dos 50 pontos

Com relação à Utilização da Capacidade Instalada, o índice apresentou um avançou de 4,0 pontos percentuais e chegou a 66%. Esse resultado deixou o indicador acima da média histórica, que é de 64%, porém abaixo da média nacional, que foi de 67%. Com relação ao mesmo período do ano anterior, o índice cresceu 1,0 ponto.

A UCI efetiva em relação ao usual registrou um avanço de 0,4 ponto e atingiu 45,5. Na comparação com janeiro de 2022, o índice cresceu 4,4 pontos. O indicador encontra-se abaixo da linha divisória dos 50 pontos, mas acima da média dos últimos doze meses que atinge 44,9 pontos.

Para ler mais, clique aqui