ago 19, 2019

V Seminário de Energia aproxima experiências energéticas e hídricas do setor industrial

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou o V Seminário de Energia Elétrica e Recursos Hídricos, no dia 20 de agosto a partir das 8h30. A 5ª edição discutiu os desafios da gestão dos recursos hídricos e energéticos do País e as interfaces do tema com outras áreas e o planejamento energético brasileiro. Diversos nomes dos segmentos participaram do evento.

A ideia do Seminário foi contribuir tecnicamente para o debate dos setores hídrico e energético de Pernambuco, que está no epicentro da produção desses recursos no Brasil. A prova dessa importância está nos números: o Estado possui o total, atualmente, de 125 empreendimentos em operação gerando 4.317.781Quilowatt (kW) de potência e tem a previsão de adição de 412.597kW na capacidade de geração do seu território, provenientes de empreendimentos de fontes eólica, solar e usina termelétrica, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ele está entre os cinco estados do Nordeste com maior capacidade instalada.

“Por estar numa região beneficiada geograficamente pelo sol e pelo vento, Pernambuco está numa região estratégica para investimentos e pesquisas. Queremos, com isso, estimular e desenvolver ainda mais essas vocações, e que, sobretudo, sejam usadas em benefício da sociedade e do setor industrial, com vista ao desenvolvimento sustentável”, explicou o presidente do Conselho de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE, Anísio Coelho.

Portanto, além de permitir uma troca de experiências entre os profissionais, o Seminário propôs que o mercado debatesse temas como gestão dos recursos hídricos, otimização e geração de energia; crise hídrica, infraestrutura e política energética; diversificação da matriz energética, energias renováveis, sustentabilidade e projetos viáveis para o futuro.

Entre os convidados para discutir esses assuntos, estavam: o diretor de Operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, a secretária executiva de Recursos Hídricos (Seinfra), Simone Rosa, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Reive Barros, e representantes da ABEEólica e da Copergás.

Realizado pela FIEPE e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o evento contou com apoio dos Sindicatos e da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e patrocínio da Inox-PAR, do Banco do Nordeste/Governo Federal e da Copergás.