fev 09, 2023

Visando gerar novos negócios, Comdefesa recebe Ministério da Defesa

Visando gerar novos negócios às indústrias, Comdefesa da FIEPE recebe Ministério da Defesa
O Comitê Empresarial da Indústria de Defesa (Comdefesa) da FIEPE realizou mais uma ação do grupo nesta quarta-feira (8), na Sala Porto da Casa da Indústria. Na oportunidade, o encontro reuniu representantes do Ministério da Defesa e teve por objetivo inserir as indústrias pernambucanas na dinâmica dos fornecedores das Forças Armadas Brasileira.

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, destacou que esta é uma área em que a indústria local precisa se inserir, já que existe uma grande quantidade de produtos que podem ser fornecidos às Forças Armadas.

Já para o 2º vice-presidente da FIEPE e presidente do Comdefesa, José Antônio de Lucas Simón, é interessante compartilhar entre as empresas essas informações, sobretudo para os sindicatos, de modo que possam incorporar em suas bases e que possam participar dos processos licitatórios. Ao todo, dirigentes e presidentes de 13 sindicatos filiados à FIEPE estiveram presentes.

O Capitão de Mar e Guerra Erick Rodrigues e o Capitão de Corveta David Ventura foram os responsáveis por explicar como funcionam os processos de cadastramento e classificação dos produtos junto ao Ministério da Defesa, tanto para vendas no mercado interno quanto no externo. Além deles, esteve presente representando a pasta nacional a servidora civil Ana Carolina Belluci. Neste link, as empresas conseguem se candidatar à prestação de serviços ao Ministério – https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-empresa-estrategica-de-defesa.

Na ocasião, exemplares da Política Industrial de Estado foram distribuídos aos empresários e representantes de sindicatos presentes na reunião. O diretor Financeiro da FIEPE, Felipe Coêlho, destacou a importância da Política, que foi organizada pela Ceplan com o auxílio dos poderes público e privado. “A ideia é as iniciativas resgatem a eficiência econômica de Pernambuco, sobretudo neste momento de transição de gestão, e que ela seja uma Política de Estado e não de governo”, disse.

Estiveram também presentes na reunião: o diretor Administrativo da FIEPE, Bruno Veloso, e o superintendente da FIEPE e do IEL-PE, Israel Erlich, e o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Carlos Sant’Anna.

Abaixo, vocês poderão conferir a apresentação feita pelo Ministério, o Guia de Empresas e Produtos de Defesa e o Catálogo de Empresas e Itens de Interesse da Defesa, por meio do link:

Apresentação MD FIEPE FINAL.pptx

Guia de Empresas e Produtos de Defesa_compressed