mar 31, 2023

Avanços trazidos pela Escola de Sargentos do Exército são discutidos em evento

Os benefícios da implantação da Escola de Sargentos do Exército (ESE) serão muitos e vão gerar impactos significativos para o Estado. Visando discutir essa temática, aconteceu, entre os dias 29 e 30 março, o 1º Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação, promovido pelo Exército Brasileiro por meio do Comando Militar do Nordeste (CMNE). A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) esteve presente, por meio do seu 2º vice-presidente e presidente do Comitê Temático da Indústria de Defesa (Comdefesa), José Antônio de Lucas Simón.

No primeiro dia (29), Simón falou sobre o papel da FIEPE com relação à Defesa da Indústria e sobre o legado socioeconômico que a ESE irá trazer para Pernambuco. “A FIEPE é parceira indutora da vinda da Escola de Sargentos desde o primeiro momento. Então, reforçamos a nossa contribuição e reiteramos que estamos à disposição para formar essa rede de contatos em parceria com eles”, disse.

Ainda no primeiro dia do evento, as coordenadoras pedagógicas, Vanessa Pedrosa e Claudineia Gomes, representando, respectivamente, o SENAI e o SESI, apresentaram a importância dos serviços educacionais para a formação dos ensinos básico e técnico – que poderá atender as necessidades da população dos municípios circunvizinhos e dos familiares dos militares, que, futuramente, estarão instalados na região onde a Escola estará localizada.

No último dia (30), o Sistema FIEPE concluiu sua participação no evento com as explanações de Ernani Azevedo, gerente de Negócios e Parcerias do SENAI-PE, que apresentou as novas Rotas Energéticas, entre elas o projeto TechHUB de Hidrogênio Verde nas instalações do Complexo Industrial Portuário de Suape; e de Otiniel Barbosa, vice-presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEPE (Contema), que falou sobre a importância do grupo como instrumento indutor em boas práticas ambientais às indústrias pernambucanas e na defesa da necessidade do desenvolvimento ambiental sustentável, da sociedade, da economia e da gestão da governança entre o CMNE e as indústrias pernambucanas.