Notícias

Notícias

abr 08, 2025

Bruno Veloso visita Caruaru em reunião itinerante da diretoria da FIEPE

Caruaru recebeu, nesta segunda-feira (07), uma comitiva da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) para visitas técnicas às escolas do SESI e do SENAI na cidade, além da realização da sua reunião mensal. O presidente do Sistema FIEPE, Bruno Veloso, membros da diretoria, os superintendentes da FIEPE/IEL e do SESI-PE, Israel Erlich e Claudia Cartaxo, além da diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, integraram o grupo.

Pela manhã, a comitiva a conheceu as instalações da Escola de Referência SESI Caruaru, inaugurada em março de 2024, que contou com um investimento de R$ 17 milhões. Os empresários participaram de uma visita guiada pelos professores e pela gestora da unidade, Robervânia Cordeiro, pela unidade que atende 960 estudantes da Educação Básica com 12 salas de aula, um laboratório maker, um laboratório de robótica e uma biblioteca. À tarde, foi a vez da unidade do SENAI ser visitada, com condução do gestor Daniel Fagundes e a participação de professores e de alunos que deram seus depoimentos de aprovação às capacitações. O grupo conheceu o maquinário, as tecnologias e a metodologia implantadas nos cursos de Design, Mecânica Automotiva e Eletrotécnica.

Encerrando a programação, a comitiva esteve na Unidade Regional Agreste (URA) da Federação, localizada na Rua Padre Félix Barreto, para o cumprimento da pauta mensal da Diretoria. O presidente do Sistema FIEPE, Bruno Veloso, destacou a relevância da retomada das reuniões itinerantes, principalmente na defesa de interesses das classes empresariais das regiões. “A reunião itinerante tem uma grande importância, porque além de descobrirmos os problemas de todo Pernambuco, também fazemos uma escuta dos empresários locais e conseguimos entender mais profundamente as demandas e as necessidades de cada regional”, disse. Bruno Veloso falou ainda do orgulho da Diretoria em acompanhar o trabalho desenvolvido no interior. “Tudo que vimos nas escolas e na URA nos orgulha muito, porque nos certifica de que estamos trabalhando de forma coletiva e coesa sempre em busca da excelência”.

O diretor regional do Agreste, João Bezerra, disse: “vendo todos esses avanços de inovação, tecnologia e alcance das nossas atividades, é impossível não remeter à época em que eu e Anderson Porto, empresário e ex-diretor regional, partimos para Recife pedindo a interiorização das ações da FIEPE. Hoje, vemos que a semente germinou e celebramos os resultados com a Diretoria que sempre nos ouviu e atendeu”. O empresário também ressaltou as demandas mais urgentes da indústria no Agreste Pernambucano. “Algumas obras são fundamentais para a nossa região, como a conclusão da Adutora do Agreste e da duplicação da BR-104, ampliação do Distrito Industrial de Caruaru e a estruturação do aeroporto Oscar Laranjeira. O fortalecimento da relação entre a sede e o interior também é fundamental nesse sentido”.

Vice-presidente da FIEPE e presidente do Contema, Anísio Coelho ratificou a necessidade desse diálogo para o impulsionamento do potencial da região. “O Agreste tem uma papel fundamental para o desenvolvimento do Estado. Por isso, foi essencial esse momento de intercâmbio de informações em campo”. Além das comunicações da Presidência, a reunião contou ainda com informes dos Conselhos Temáticos: Contema – Conselho Temático de Meio Ambiente, Comex – Conselho Temático de Comércio Exterior, Coinfra – Conselho Temático de Infraestrutura, FIEPE Jovem, Compem – Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa Industrial, e Condefesa – Comitê Empresarial da Indústria da Defesa. Neste último, ocorreu o primeiro pronunciamento do novo presidente Érico Furtado. “Recebi com muita honra o convite para estar à frente do Condefesa substituindo o amigo José Antônio Luca Simón”.

Houve ainda a apreciação da Portaria nº 004/2025 referente à estrutura organizacional da FIEPE, que foi aprovada por unanimidade, e a apresentação da Agenda Legislativa 2024, bem como o lançamento da Agenda Legislativa 2025. O coordenador de Defesa da Indústria da Federação, Roger Bold, explicou que o material foi elaborado com base na observação dos Projetos de Lei (PLS) e em consulta ao posicionamento dos sindicatos. “O principal objetivo é fazer o acompanhamento das proposições legislativas que possam ter impacto positivo ou negativo na indústria pernambucana”. A diretoria também fez um minuto de silêncio pelo falecimento do empresário João Heráclio do Rêgo, pai do 2º diretor administrativo da FIEPE e presidente do CIEPE, Francisco Ricardo Heráclio do Rêgo.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.