maio 22, 2024

Caruaru recebe evento Finep Day e discute oportunidades de financiamento e inovação

Caruaru fez parte da rota do Finep Day, evento itinerante promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Realizado na Unidade Regional Agreste da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), o evento apresentou opções de financiamento e projetos de inovação para um auditório lotado, especialmente de empresários do segmento industrial, que estavam interessados nas oportunidades oferecidas por programas, editais e linhas da maior agência federal de fomento para CT&I.

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger deu início ao evento com uma mensagem de boas-vindas. ”É fundamental unirmos forças para nossa indústria ser mais competitiva e estamos fazendo isso aqui hoje, em Caruaru”, disse. João Bezerra, diretor regional da FIEPE, também deu as boas-vindas e falou sobre a relevância da Finep para a região. “Este é um período muito virtuoso e de muito avanço para a nossa região e a Finep é fundamental nesse cenário. Temos também aqui os diretores das nossas casas e empresários reunidos para falar sobre desenvolvimento por meio da inovação, que nos fará chegar ao futuro mais fortes e preparados para o mercado”, disse Bezerra.

O Finep Day conectou startups, autoridades, Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs), empresas e outros atores do setor industrial. Foram apresentados programas, editais e linhas de financiamento, com destaque para as chamadas públicas do programa Finep Mais Inovação. Além disso, foi anunciada uma nova linha de crédito de R$ 500 milhões, em parceria com o Banco do Nordeste.

Parcerias com a UFPE, UPE, UFAPE e SENAI-PE foram essenciais para a realização do evento. Oziel Alves, diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, afirmou que: ”o Finep Day cria uma ponte entre os recursos oferecidos pela Financiadora e os empreendedores da região, incentivando a competitividade e a inovação nas empresas do Agreste. Além disso, os presentes conheceram melhor as casas do Sistema FIEPE que também dialogam com essa proposta”, finalizou.