Notícias
Notícias
Casa da Indústria sediou 1º Encontro de P&D das Indústrias de Pernambuco
A Casa da Indústria recebeu, nesta quinta-feira (25), do 1º Encontro dos Setores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das Indústrias de Pernambuco. O evento foi promovido pelo Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pernambuco (SINDDOCES), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e o SEBRAE-PE.
Na abertura oficial, o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, destacou a importância de fomentar o diálogo sobre inovação e desenvolvimento industrial. Segundo ele, o cenário atual é promissor, pois, em 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 4,9%, com significativa participação da indústria, que representa 20,7% da economia estadual.
Para Veloso, esse desempenho reforça a necessidade de investir em inovação e P&D como caminhos para ampliar a competitividade e promover ganhos reais de produtividade.
O presidente do SINDDOCES, Hugo Gonçalves de Souza, enfatizou que as parcerias são fundamentais para transformar o setor. “Quando falamos em inovação, não se trata apenas do produto, mas também da forma de fabricar, dos processos, da gestão e da eficiência. É sobre buscar produzir com mais inteligência e melhores resultados”, destacou.
Já o gerente do SEBRAE-PE, Leonardo Carolino, ressaltou a importância da atuação conjunta com a FIEPE. “Estamos à disposição para somar esforços. Temos a convicção de que esse é o caminho para fortalecer e diversificar a matriz de negócios do nosso estado”, afirmou.
Voltado a empresários, representantes da indústria e profissionais da área, o encontro contou com palestras e debates sobre temas estratégicos, como inovação disruptiva com apoio da EMBRAPII, consultoria especializada para o setor, captação de recursos para projetos de P&D, além de tópicos relacionados à análise, segurança e rastreabilidade nos processos industriais.
Outro destaque da programação foi a apresentação do programa Inova Talentos, do IEL-PE, que conecta jovens profissionais a projetos de inovação nas empresas, promovendo a aproximação entre o setor produtivo e a formação de novos talentos.
A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.