Notícias

Notícias

ago 18, 2025

Chamada Nordeste é apresentada aos setores produtivos

O setor empresarial esteve presente, nesta quinta-feira (14), no Empresarial do RioMar, para conhecer os detalhes da Chamada Pública Nordeste, iniciativa que vai destinar R$ 10 bilhões para financiar projetos estratégicos na região. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro de 2025, e os resultados serão divulgados até 28 de novembro, nos sites da Sudene, do Consórcio Nordeste e das instituições financeiras parceiras.

O setor industrial está entre os principais beneficiados pela iniciativa e deverá concentrar uma parte significativa dos recursos. Sobre isso, o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, destacou que, mesmo diante de um cenário marcado por incertezas econômicas e pelos impactos do recente “tarifaço”, a chamada surge em um momento estratégico, oferecendo alternativas reais para impulsionar a indústria regional e restaurar a confiança do setor produtivo.

Os recursos da chamada serão destinados a áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento do Nordeste, como energias renováveis, com foco em armazenamento; bioeconomia, com ênfase na produção de fármacos; descarbonização, com destaque para o hidrogênio verde (H2V); data centers sustentáveis; e o setor automotivo, incluindo máquinas agrícolas.

A chamada tem como objetivo fomentar planos de negócios alinhados à política Nova Indústria Brasil, que propõe a reindustrialização do país com base em seis missões estratégicas definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

A iniciativa é fruto de uma ampla articulação entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Consórcio de Governadores do Nordeste, o BNDES, a Finep, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal, cujos representantes estiveram presentes no encontro.

Durante o evento, foi reforçada a importância de ampliar a divulgação da chamada e evidenciar o potencial competitivo do Nordeste para atrair investimentos estruturantes, capazes de promover transformação industrial e desenvolvimento sustentável na região.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.