Notícias

Notícias

set 17, 2025

Com foco em inovação e sustentabilidade, FIEPE debate energia, água e infraestrutura em seminário

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou, nesta terça-feira (16), na Casa da Indústria, a 11ª edição do Seminário de Energia Elétrica, Recursos Hídricos e Infraestrutura, reunindo especialistas e autoridades para discutir os principais desafios e soluções para o setor. O evento também promoveu sorteios de livros e cortesias para o Seminário de Gestão do IEL-PE.

Na abertura, o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, destacou a importância do encontro. “A cada edição, reafirmamos e aprimoramos os conhecimentos técnicos e a visão de futuro. Fatores indispensáveis diante da pressão regulatória, da transição energética e das mudanças climáticas.”

O presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE, Anísio Coelho, defendeu a necessidade de acelerar a transição da matriz energética brasileira. “Temos 88% da nossa matriz composta por fontes limpas e renováveis. O Nordeste é exemplo claro do sucesso das fontes renováveis.”

No primeiro painel, sobre Energia Elétrica, o diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves, abordou os caminhos para a descarbonização da economia e os impactos da transição energética na competitividade industrial. Ele apresentou também o Senai Park, que será lançado em Suape, como iniciativa estratégica para inovação e sustentabilidade. “Precisamos conectar toda a cadeia industrial, investir em tecnologia e reduzir as emissões da indústria.”

Na sequência, Caroline Pinho, gerente de Energia e Biocombustíveis da Orizon, falou sobre os ecoparques da empresa, comparando os impactos da destinação inadequada e adequada dos resíduos. Também abordou o papel do setor no cumprimento da Lei do Combustível do Futuro e o tratamento de resíduos nas unidades de recuperação.

O painel foi concluído por Eduardo Camararotti, especialista da Sungrow, que apresentou soluções de armazenamento de energia em baterias voltadas para a redução de custos no horário de ponta e para a integração com fontes renováveis em indústrias e comércios. A mediação foi feita por Rudinei Miranda, presidente da Aperenováveis.

O segundo painel tratou dos recursos hídricos. Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, abordou ações de controle de enchentes nas bacias dos rios Una e Sirinhaém, além dos desafios no abastecimento e das estratégias para aumentar a oferta de água no estado. “Estamos avançando com projetos que envolvem investimentos públicos e parcerias para ampliar a segurança hídrica.”

Na mesma mesa, Douglas Nóbrega, presidente da Compesa, ressaltou a presença da companhia em todo o estado e os investimentos em abastecimento, eficiência energética e projetos de energia limpa. A mediação da diretora de Regulamentação e Monitoramento da Apac, Crystianne Rosal.

O painel final focou em infraestrutura e contou com palestra do presidente do DER, André Fonseca. Ele detalhou os planos de mobilidade do Governo de Pernambuco, como o plano diretor cicloviário, o avanço nas obras rodoviárias e as etapas do Arco Metropolitano.

“A licitação do segundo trecho sul do Arco será lançada em breve, enquanto o trecho norte está em fase de estudo ambiental. Também estamos estruturando projetos de BRT e faixas exclusivas”, afirmou. A mediação ficou por conta de Maurício Laranjeira, gerente de Política Industrial da FIEPE.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.