mar 19, 2024

Comitiva da Bélgica faz visita à FIEPE e mira em parcerias em áreas como energia e tecnologia

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, e o diretor administrativo, Bruno Veloso, receberam uma comitiva diplomática de empresas belgas, na Casa da Indústria, na última sexta-feira (15). O objetivo do encontro foi estreitar as relações comerciais e entender o funcionamento dos mercados para buscar novos parceiros comerciais. Energia renovável, infraestrutura e tecnologia foram os assuntos mapeados e vistos como pontos de interseção para futuros negócios.

De acordo com Essinger, é fundamental que as conexões existam e que tenham desdobramentos econômicos. “A nossa equipe de mercado internacional está aberta para fazer essa ponte entre as empresas”, disse.

Na oportunidade, foram apresentados os detalhes da balança comercial, pela coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEPE, Sthefany Miyeko; e as potencialidades econômicas do Estado, analisadas pelo economista da FIEPE, Cézar Andrade. O diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves, também estava na ocasião e apresentou os projetos da instituição.

Um deles foi a parceria que o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) irá desenvolver com o Complexo Industrial Portuário de Suape. Batizado de Distrito Industrial Verde, o projeto consistirá em uma plataforma digital que irá permitir a comercialização de hidrogênio verde no mercado nacional com certificação de origem.

A reunião com a comitiva contou com a presença da cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro e para os assuntos do Nordeste, Caroline Mouchart. Para ela, “é o momento de desenvolver essas parcerias, sobretudo no que diz respeito aos projetos de transição energética. Sabemos que o Nordeste é bastante competitivo nesse aspecto e gostaríamos de conhecer essa realidade de perto”, afirmou, justificando a vinda para a Região.

Além da cônsul, estiverem presentes o superintendente da FIEPE, Israel Erlich; o presidente do FIEPE Comex, Rubem Martins; o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura, Fernando Teixeira; o presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos, Pedro Paulo; a conselheira econômica e comercial da Região Flamenga, Cláudia Rolim; o conselheiro econômico e comercial da Região da Valônia, Rodrigo Garcia; Dieter Poleyn, conselheiro econômico e comercial da Região de Bruxelas; e representantes de empresas pernambucanas e belgas.