Notícias
Notícias
Conselho de Meio Ambiente da FIEPE visita o Ecoparque Jaboatão dos Guararapes
O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), presidido por Anísio Coelho, realizou, nesta quarta-feira, 2 de abril, uma visita técnica ao Ecoparque Jaboatão dos Guararapes. A iniciativa teve como principal objetivo conhecer de perto a operação – referência na gestão de tratamento de resíduos sólidos e geração de energia limpa para a população e empresas da região.
Sob a gestão do Grupo Orizon, o Ecoparque de Jaboatão dos Guararapes desempenha um papel essencial na destinação de resíduos gerados por mais de 3 milhões de pessoas em cinco cidades – Recife, Jaboatão, Vitória, Moreno e Chã de Alegria. O volume total de resíduos processados no local chega a 110 mil toneladas por mês – o equivalente a 110 piscinas olímpicas.
“Olhando para a estrutura impressionante deste Ecoparque, vemos muito mais do que números e operações industriais. Vemos uma solução concreta para um dos maiores desafios urbanos da atualidade: o destino adequado dos resíduos. Todos os dias, milhões de toneladas de resíduos são descartadas no mundo, e aqui encontramos um modelo que não apenas resolve essa questão, mas transforma resíduos em novas oportunidades”, disse o presidente do Contema, Anísio Coelho.
O Ecoparque também abriga a maior Unidade de Triagem Mecanizada (UTM) da América Latina. Em uma área de 1,1 milhão de metros quadrados, a planta conta ainda com uma usina de energia movida a biogás. Em breve, também receberá uma estação de geração de biometano – uma solução estratégica para a transição energética do estado, que combina benefícios ambientais e econômicos.
A UTM realiza a separação de mais de 20 tipos de materiais recicláveis. Esse processo garante o fornecimento contínuo e rastreável de insumos reciclados para diversos segmentos industriais, incluindo têxtil, automotivo, embalagens de bebidas e produtos de limpeza, papel, alumínio, ferro, borracha e vidro. Todas as operações seguem rigorosos protocolos de segurança.
Em 2024, a unidade iniciou a produção do Combustível Derivado de Resíduos (CDR), uma alternativa sustentável ao coque de petróleo. Esse combustível, gerado a partir de resíduos sólidos urbanos, desempenha um papel fundamental na transição energética de setores industriais, como a produção de cimento, que demanda altos volumes de recursos energéticos e busca soluções para reduzir sua pegada de carbono.
A visita técnica dos membros da FIEPE ao Ecoparque Jaboatão dos Guararapes reforça o compromisso do setor industrial com práticas sustentáveis e soluções inovadoras para a gestão de resíduos e a geração de energia limpa.
A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.