Notícias

Notícias

ago 23, 2024

Contema discute saneamento para o tratamento da água e efluentes

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) realizou mais uma edição do FIEPE Ambiental. Com a temática “Saneamento: tratamento da água e efluentes”, o presidente do grupo, Anísio Coelho, recebeu convidados para discutir o tema. O evento foi transmitido a partir da Casa da Indústria e reuniu quase 260 ouvintes, de forma online.

Para Coelho, esses temas são fundamentais para garantir a saúde pública e preservar os recursos hídricos, promovendo um saneamento adequado e sustentável para as futuras gerações.

O primeiro a palestrar foi Marcelo Correia, secretário executivo de Parcerias e Projetos Estratégicos do Estado de Pernambuco. Ele falou sobre o Programa de Parcerias Estratégicas e a atuação da secretaria em áreas como água potável e energia limpa.

Além disso, Correia mencionou os investimentos feitos no setor de saneamento no Brasil, que chegaram a R$ 20 bilhões em 2023 e, atualmente, essas cifras vêm ganhando escala. No entanto, ele ressaltou que isso ainda representa pouco mais de 33% do necessário para atingir a universalização em 2033.

Já Antônio Miranda, consultor especialista em gestão de serviços de água e esgoto, abordou a triste realidade de muitos brasileiros que ainda vivem sem saneamento básico, mesmo em regiões metropolitanas. Ele também discutiu as metas do Marco Regulatório nos aspectos do fornecimento de água e esgoto.

Por fim, Serapião Bispo, diretor de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade do Sinduscon/PE, falou sobre como o tratamento de esgoto minimiza o impacto ambiental e a importância de que o esgoto seja tratado adequadamente, conforme os parâmetros estabelecidos e regulamentados.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.