abr 26, 2024

De olho nos negócios pernambucanos, o embaixador da Índia no Brasil visita a FIEPE

A possibilidade de um crescimento exponencial na Índia nos próximos dez anos tem chamado a atenção de diversos empresários mundo afora. Em Pernambuco, não é diferente. Tanto que, pensando em estreitar a relação e impulsionar novos negócios, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, esteve na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), nesta quinta-feira (25). O encontro fez parte de uma série de compromissos do embaixador no Estado.

De acordo com o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, receber o representante do país asiático mostra que eles têm interesse nas nossas potencialidades. “Aqui, no Sistema, muito se tem feito nas áreas de interesse da Índia, a exemplo do Tech Hub e dos mapas solar e eólico. Sabemos que a distância entre os países é um desafio, mas que há muitos mercados a explorar”, garantiu.

Para o diretor administrativo, Bruno Veloso, por ser um país populoso, a Índia tem muitas oportunidades. “É uma nação em rápido desenvolvimento, com uma força de trabalho altamente qualificada e um mercado consumidor em constante expansão. Devemos explorar suas potencialidades não apenas em termos de mercado, mas também em parcerias estratégicas e colaborações comerciais que possam beneficiar ambas as nações”, destacou.

Segundo o presidente do Grupo Atitude-PE, Guilherme Ferreira Costa, a vinda do chefe da missão significa muito um estreitamento dos laços de amizade e comerciais. “A Índia está em processo de desenvolvimento e temos o desafio de fazer isso reverberar aqui, desenvolvendo as duas nações”, projetou.

Representando o presidente da AMCHAM, Paulo Sales, Elisa Correia, diretora geral da Rede Moura, falou dos projetos da empresa e do quanto o país asiático pode ser estratégico para a empresa pernambucana.

Em sua fala, o embaixador, Suresh, afirmou que, apesar de rápida, ele espera que a visita seja de cooperação e bastante proveitosa em termos práticos. “A Índia está crescendo aceleradamente e que, muito em breve, deve se tornar a terceira economia do mundo. Então, é possível que a cadeia produtiva passe por grandes mudanças e, por isso, devemos aproveitar as oportunidades”.

Ele citou ainda os projetos pernambucanos que são destaque, a exemplo do Porto Digital, do Porto de Suape, e frisou a necessidade de um intercâmbio entre os países. “A maior revolução está acontecendo na Índia: tiramos pessoas da pobreza, estamos investindo mais de 100 milhões de dólares em infraestrutura e toda Europa está indo para lá”, listou, reiterando se tratar de uma nova era ao qual ele deseja que os pernambucanos façam parte.

Roberto Paranhos, da Câmara de Comércio Brasil-Índia, sugeriu na oportunidade realizar uma missão prática para desenvolver as excelentes oportunidades. “Que seja uma missão com objetivos concretos de como realizar negócios entre os países”, revelou.

O encontro contou ainda com apresentações de Miyeko Nishikawa, coordenadora do CIN-PE; e do diretor Industrial do SENAI-PE, Oziel Alves. Participaram ainda o 3º vice-presidente da FIEPE, Renato Cunha; o vice-presidente do COMEX, Felipe Coelho Neto; o superintendente da FIEPE e do IEL, Israel Erlich; a diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto; e empresários da indústria, comércio e serviços.