set 28, 2023

Dia Sem Imposto: iniciativa comemora sucesso em sua sexta edição

Com uma programação voltada para a reflexão acerca da alta carga tributária do País, a Casa da Indústria recebeu, nesta quarta-feira (27), centenas de participantes para a sexta edição do Dia sem Imposto. Entre outras ações, o evento, já tradicional no calendário da FIEPE, contou com um minimercado que expôs produtos sem tributos, permitindo uma visão direta de como os impostos afetam o preço final dos produtos, palestra sobre o tema, sorteios e um food park com descontos especiais, demonstrando como a diminuição nos impostos pode beneficiar o consumidor. A iniciativa contou com o apoio dos sindicatos patronais e mais de 80 empresas pernambucanas que fizeram a doação de produtos e serviços.

Presidente do FIEPE Jovem, responsável pela realização do evento, Rodrigo Veloso destacou que um dos principais objetivos dessa iniciativa é promover a transparência junto ao consumidor. “O Brasil é um país rico em matéria-prima, mas não conseguimos industrializar nossas riquezas devido à alta carga tributária que pagamos”, afirmou. O diretor Administrativo da Federação, Bruno Salvador, reforçou que a reforma tributária é fundamental para reverter esse quadro. “Quando o empresário vai compor os preços, precisa considerar a quantidade de impostos que serão pagos sobre produtos. Equalizar os tributos é fundamental para que todos os segmentos tenham o mesmo nível de tributação”, pontuou.

Um dos pontos altos do evento foi a palestra do economista Écio Costa, que apresentou uma palestra sobre planejamento financeiro e tributário direcionada para empresários. Sua apresentação trouxe orientações importantes para a sobrevivência de novas empresas, a exemplo da importância da elaboração de um plano de negócios e do planejamento tributário. “Cada vez mais, os fiscos estão fechando os cercos, e a informalidade está cada vez mais difícil de ser praticada”, afirmou, aconselhando os empresários a procurarem a ajuda de instituições como o Sebrae-PE e a FIEPE para conseguirem o suporte necessário para seus negócios.

Após a palestra, os presentes participaram do sorteio de diversos itens, como kits de produtos da Asa Indústria; vouchers para passeios da Catamaran Tours e para serviços de lavanderia da Relave; cama box; aparelho de ar-condicionado; micro-ondas; conjunto de mesa e cadeiras; e celular iPhone. Também foi possível trocar vouchers pelos produtos disponibilizados no minimercado.