jul 18, 2023

Em defesa da Transnordestina, lideranças políticas e empresariais se reúnem na FIEPE

Em uma mobilização em defesa da execução do ramal Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, recebeu, na manhã desta segunda-feira (17), lideranças políticas e representantes da classe empresarial do Estado na Casa da Indústria. No encontro, encabeçado também pela Amcham Recife e pelo Grupo Atitude, com apoio da Fecomércio e da Faepe, um manifesto reivindicando a retomada das obras do ramal ferroviário, assinado por mais de 30 entidades empresariais, foi entregue aos políticos presentes, que reafirmaram o compromisso do Governo Federal em transformar em realidade a conclusão do trecho pernambucano da Transnordestina.

“O trecho Salgueiro-Suape poderá ser o diferencial que o Porto de Suape terá para o seu crescimento. Estamos aqui defendendo os interesses de Pernambuco e do Nordeste como um todo. É essencial que nossos políticos e a sociedade pernambucana se movimentem para que essa ferrovia aconteça”, destacou o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger. Além dele, representaram a classe empresarial o consultor Francisco Cunha e o presidente do Conselho de Administração da Rede Moura e do Conselho Regional da Amcham, Paulo Sales.

Foi anunciado que os R$ 2 bilhões iniciais para a retomada das obras serão incluídos no PAC 3, que deve ser divulgado em agosto. Já sobre os R$ 4 bilhões restantes necessários para a conclusão do projeto, a ideia é que o Governo busque outras fontes de recursos ou, até mesmo, assuma a execução do traçado. Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos afirmou que a gestão federal está empenhada em retomar a execução do traçado pernambucano, que foi excluído do projeto original da Transnordestina no ano passado. “Além de ser interesse do Nordeste, esse é um assunto de interesse nacional, porque o Nordeste representa quase 28% da população brasileira, mas apenas 14% da riqueza nacional”, reforçou.

Os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, também presentes ao encontro, pontuaram que esse é um dos principais pontos de diálogo dos parlamentares junto ao Executivo Federal. “O trecho de Pernambuco é mais curto e mais barato, tem todas as condições de ser enfrentado. Esse problema é de política de Estado. Se for o caso, vamos brigar para que o Governo assuma a obra”, frisou Costa. “Esse ato tem uma interlocução muito forte com o que está sendo construído pelo Governo Federal. Vamos levar esse pleito adiante”, garantiu Teresa Leitão.

Além de considerar a mobilização como um sinal de consenso entre políticos e sociedade civil em prol do desenvolvimento de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra também ressaltou razões para que o compromisso da retomada do trecho Salgueiro-Suape vire realidade o quanto antes. “O Porto de Suape é o melhor entre todos do Nordeste, o nosso trecho da Transnordestina também está mais adiantado. Fomos reincluídos na fala, mas também precisamos ser incluídos no orçamento. A decisão do Governo Federal é fundamental para que possamos viabilizar essa ferrovia, inclusive para uma possível nova concessão”, argumentou.

Fizeram parte da mesa, ainda, a vice-governadora, Priscila Krause; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; o presidente da Faepe, Pio Guerra; o presidente do Grupo Atitude, Guilherme Ferreira Costa; e os deputados federais Carlos Veras e Sílvio Costa Filho. A mobilização também contou com a presença do ex-presidente da CNI, Armando Monteiro; dos vice-presidentes da FIEPE, José Antônio de Lucas Simón e Renato Cunha; dos diretores Administrativo e Financeiro, Bruno Veloso e Felipe Coêlho; do presidente do CIEPE, Massimo Cadorin; além de dirigentes sindicais e outras lideranças políticas. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube e está disponível neste link.

Clique aqui e confira a íntegra do “Manifesto pela garantia de conclusão da Transnordestina até o Porto de Suape”.