Notícias

Notícias

out 30, 2024

Sucesso de público, Dia Sem Imposto reflete sobre a alta carga tributária

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou a 7ª edição do Dia Sem Imposto na Casa da Indústria, reunindo mais de 500 participantes, nesta quinta-feira (31), na Casa da Indústria. No evento, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de um mercadinho com produtos exibidos com e sem desconto, proporcionando uma reflexão sobre o impacto da carga tributária. A programação incluiu palestras, sorteios de brindes, iPhone e ar-condicionado.

Segundo o presidente em exercício da FIEPE, Massimo Cadorin, a iniciativa busca discutir um tema essencial para o desenvolvimento do país: a alta carga tributária e o impacto da reforma tributária. Ele destacou que os brasileiros trabalham, em média, 149 dias ao ano para pagar impostos, segundo dados do IBPT, o que representa um obstáculo para o setor industrial. “Precisamos de uma tributação que seja um instrumento de justiça e não uma barreira ao crescimento”, afirmou Cadorin.

Para Rodrigo Veloso, presidente do FIEPE Jovem, a elevada carga tributária brasileira deve ser amplamente debatida. “É um tema complexo, por isso dedicamos um dia inteiro para essa discussão. Queremos que a sociedade compreenda e sinta o impacto real dos impostos em produtos essenciais, como os da cesta básica, que terão a carga tributária zerada após a reforma”, ressaltou.

A primeira palestra foi conduzida por Davi Cavalcanti, da Tiburcio & Cavalcanti Advogados, que abordou como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para reduzir dívidas tributárias em até 70%, utilizando dados e pesquisas precisas.

Em seguida, João Paulo Magalhães, do Cesar School, falou sobre a aplicação da IA no mundo dos negócios, destacando o uso de ferramentas para análise de documentos e geração de soluções inovadoras. Magalhães citou exemplos práticos de empresas como Boticário e Lenovo, enfatizando que 50% das companhias no mundo estão investindo em IA e já alcançam uma redução de custos de 20%.

Encerrando o ciclo de palestras, o especialista em finanças e investimentos, Saulo Godoy, apresentou uma análise do cenário macroeconômico atual. Ele discutiu oportunidades e desafios para investidores, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, orientando sobre o momento ideal para assumir riscos e o entendimento dos ciclos econômicos.

Para outras fotos, acesse aqui: https://flic.kr/s/aHBqjBQg2c

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.