ago 23, 2024

Em visita, comitiva da ECEME conhece os projetos e a infraestrutura do Sistema FIEPE

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) recebeu, nesta quarta-feira (21), a comitiva da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) no Observatório da Indústria, localizado no prédio do SENAI-PE, em Santo Amaro. Na ocasião, os militares conheceram as atribuições das entidades que compõem o Sistema FIEPE, bem como o trabalho de pesquisa e levantamento de dados realizado pelo Observatório.

O presidente do Sistema FIEPE, Bruno Veloso, fez a abertura do encontro e destacou a importância dessa interlocução. “As portas estão sempre abertas, venham sempre que precisarem. Nossa equipe está capacitada para responder às perguntas de vocês”, afirmou.O presidente do Comitê Empresarial da Indústria de Defesa (Comdefesa) e 2º vice-presidente da FIEPE, José Antônio de Lucas Simón, reforçou a parceria com o Exército, que existe desde a fundação do Comitê, em 2019. “É importante destacar que, a cada dia que passa, estamos mais preparados para atender às demandas que a comitiva possa ter”, disse.

O assessor de Relações Institucionais do CMNE, General Gomes de Mattos, agradeceu a receptividade da FIEPE e afirmou que “a parceria é de extrema importância para as Forças Armadas e para a sociedade”. Em seguida, o gerente de Relações Industriais da FIEPE, Abraão Rodrigues, fez uma apresentação sobre a atuação das entidades, destacando os produtos e serviços oferecidos pela FIEPE, SENAI, SESI e IEL.

O diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves, detalhou os projetos da instituição que são transversais ao setor de defesa. Ele também apresentou as especificidades do TecHUB, que irá agregar plantas de geração de energia renovável, complexos de laboratórios e usinas de hidrogênio verde, entre outras estruturas que transformarão o Porto de Suape em um laboratório vivo.

Posteriormente, o gerente de Negócios do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologia da Informação (ISI TIC’s), Ernani Azevedo, falou sobre projetos como Armazém Inteligente, Plataformas de Geointeligência e projetos de inteligência embarcada para rastreabilidade. Ana Paula Vasconcelos, gerente de Pesquisa e Prospectiva do SENAI-PE, apresentou as potencialidades do Observatório da Indústria, que oferece pesquisas e informações estratégicas ao setor produtivo, com o objetivo de auxiliar no processo de tomada de decisão.

O coordenador de Economia da FIEPE, Cézar Andrade, fez um resumo da caracterização da economia pernambucana, focando na percepção dos empresários em relação à conjuntura atual da indústria, nas ações da FIEPE que convergem com a Política Industrial e nas missões propostas pela Nova Indústria Brasil.

Por fim, a coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEPE, Sthefany Miyeko, apresentou os dados da balança comercial de Pernambuco, citando os principais produtos exportados e importados, além dos principais mercados com os quais o estado mantém relações comerciais. Ela destacou que Singapura pode ser uma grande oportunidade para o estado, já que vem sendo um dos principais parceiros comerciais atualmente, especialmente devido à exportação de combustíveis, o que pode levar a uma diversificação da pauta exportadora para esse país.

Também participaram do evento o presidente do Contema e vice-presidente da FIEPE, Anísio Coelho, e o superintendente da FIEPE e do IEL, Israel Erlich.