Notícias

Notícias

jun 28, 2024

ESG como alternativa sustentável e estratégica para expandir os negócios

Os Conselhos Temáticos de Meio Ambiente (Contema) e de Comércio Exterior (Comex) da FIEPE realizaram excepcionalmente, nesta quinta-feira (27), um FIEPE Ambiental juntos. Dessa vez, a temática foi transversal aos dois públicos e tratou sobre as práticas de ESG e as oportunidades no mercado internacional. O debate foi transmitido online a partir da Casa da Indústria e reuniu especialistas no assunto.

De acordo com o presidente do Contema, Anísio Coelho, proporcionar esse encontro permite que os empresários tenham acesso a informações atualizadas e consigam usá-las no dia a dia. “As práticas de ESG se consolidaram como um pilar fundamental não apenas de responsabilidade empresarial, mas também de estratégia para os negócios. Então, as empresas que priorizam as questões ambientais não apenas mitigam riscos, mas também encontram novas oportunidades de crescimento sustentável”, disse.

Já o presidente do Comex, Rubem Martins, destacou que as políticas de ESG são tendências e devem ser consideradas estratégicas. “Temos que enxergá-las como um passo inteligente para garantir sustentabilidade a longo prazo e estimular a competitividade no mercado global.”, frisou.

Entre os palestrantes, Francisco Castro, da INK Consultoria, trouxe a visão global do assunto e a sua aplicabilidade nas empresas da Europa. Segundo ele, os pontos de partida se deram a partir do Protocolo de Kyoto e do Acordo de Paris, mostrando o protagonismo europeu no financiamento do desenvolvimento sustentável. “Isso é muito importante porque as políticas europeias têm ramificações internacionais, afetando empresas e operações em todo o mundo, incluindo o Brasil”.

A palestrante Diamile Lucena, gerente de Negócios do Nordeste da QIMA, ratificou a importância do ESG, das ODS e das certificações para as empresas entrarem no mercado internacional. Além disso, ela destacou como a sustentabilidade pode ser tornar uma oportunidade no mundo atual. “Protege a reputação da marca e mitiga riscos. Sem falar que o uso de auditorias e certificações podem ser usadas como instrumentos para o processo de melhoria contínua da empresa”, detalhou.

O palestrante Eder Paulino, da Amway Nutrilite, apresentou a empresa e também falou sobre como as certificações vêm sendo fundamentais para a competitividade. Ele falou ainda sobre as estratégias para se ter uma sustentabilidade operacional. “Isso porque, além de ser bom para o meio ambiente, dá mais valor agregado ao produto final”, explicou.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.