Notícias

Notícias

nov 26, 2025

FIEPE Ambiental debate avanços do biometano e do CO₂ biogênico na transição energética

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE realizou mais uma edição do FIEPE Ambiental, nesta terça-feira (25), com transmissão a partir da Casa da Indústria, desta vez com foco em “Acelerando a transição energética: biometano e CO₂ biogênico”. O encontro reuniu especialistas e representantes do setor produtivo para discutir caminhos práticos rumo a uma economia de baixo carbono.

Na abertura, o presidente do Contema, Anísio Coelho, destacou a relevância do tema no debate público e reforçou que a transição energética é urgente e precisa ser amplamente discutida pela indústria e pela sociedade.

O primeiro palestrante foi Sérgio Peres, professor e pesquisador da Universidade de Pernambuco. Ele apresentou análises sobre o papel estratégico do meio acadêmico no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis, compartilhando projetos em andamento e novas oportunidades de inovação tecnológica.

Na sequência, Eduardo Lima, diretor comercial da Gás Verde, detalhou a atuação da empresa na jornada Net Zero das organizações brasileiras. Ele mostrou a capilaridade da companhia e os resultados já alcançados: 560 mil toneladas de CO₂ evitadas desde 2022 e 42 milhões de m³ de biometano produzidos em 2024.

Também apresentou iniciativas estruturantes, como a planta de CO₂ verde e de biometano no Rio de Janeiro e a unidade de Igarassu, primeira planta de biometano da Gás Verde no Nordeste.

Encerrando o encontro, Felipe Vale, diretor de distribuição da L’Oréal Groupe, compartilhou a experiência da empresa na utilização do biometano. Ele reforçou ainda que a L’Oréal é 100% carbono neutro desde 2022, reafirmando o compromisso global da marca com a sustentabilidade.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.