jun 30, 2023

FIEPE Ambiental debate sobre Economia Circular e Sustentabilidade com Ações Concretas

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) realizou, nesta quinta-feira (29), mais uma edição do FIEPE Ambiental, com transmissão online e ao vivo a partir da Casa da Indústria. Com a pauta “Economia Circular e Sustentabilidade com Ações Concretas”, o encontro discutiu o impacto positivo que a sustentabilidade traz para o mundo e as formas como ela pode ser implementada. O evento contou com a participação virtual de cerca de 150 pessoas, além do conselheiro do Contema Samoel Gomes.

Quem abriu o encontro foi o presidente do Contema da Federação, Anísio Coelho, que destacou a importância da construção da sustentabilidade da indústria e da sociedade pernambucana. “Conseguimos ver nesta edição aquilo que efetivamente pode ser praticado. A sustentabilidade é um modo de vida que nos impõe porque estamos vendo os impactos que a mudança climática vem causando, então a sociedade precisa colaborar para transformar”, afirmou Coelho.

Secretária para Projetos de Revitalização do Recife (Recentro), Ana Paula Vilaça compartilhou experiências de sustentabilidade por meio do programa que desenvolve uma política de transformação urbana do Centro do Recife, nos bairros do Recife, Santo Antonio e São José. A gestora explanou, entre outras iniciativas do programa, sobre a Plastic Odyssey, que tem como objetivo reduzir o volume de plásticos nos oceanos, e sobre o Polo de Ecologia Urbana, que conta com palestras, rodadas de diálogo, debates e oficinas sobre sustentabilidade.

Já Domingos Sávio, empreendedor socioambiental e CEO da REEECICLE, que atua no segmento de logística reversa, ressaltou que, anualmente, 2,6 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos gerados no Brasil e apenas cerca de 3,0% é descartado corretamente. No Recife, ele lembra, essa conta é de 14,4 mil toneladas. Domingos destacou que a implementação de pontos de entrega de eletroeletrônicos é um movimento poderoso, uma vez que, além de ser extremamente necessário para o meio ambiente, é inclusivo e gera trabalho e renda.