Notícias

Notícias

set 25, 2025

FIEPE concede título de conselheiro emérito a ex-presidentes em assembleia extraordinária

Nesta quinta-feira (25), a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes, na Sala Porto da Casa da Indústria, para a diplomação de quatro ex-presidentes como conselheiros eméritos. A solenidade reuniu empresários, dirigentes sindicais e diretores da Federação para reconhecer o legado de liderança e contribuição de nomes fundamentais na história recente da entidade.

Foram diplomados como conselheiros eméritos: Antonio Carlos de Brito Maciel, que presidiu a FIEPE entre 1980 e 1983; Armando de Queiroz Monteiro Neto, presidente de 1992 a 2004; Jorge Wicks Côrte Real, de 2004 a 2016; e Ricardo Essinger, que esteve à frente da Federação de 2016 até 2024. Os homenageados receberam diplomas e brindes assinados pelo artista popular Silvio Borges.

Durante a cerimônia, o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, destacou a importância institucional do momento, afirmando que os ex-presidentes representam, juntos, 35 anos de mandato. “A respeitabilidade da nossa instituição foi construída por cada um que está aqui. Eles fizeram com que a FIEPE seja hoje uma entidade reconhecida e respeitada em todos os espaços em que atua”, afirmou.

Emocionado, Antonio Carlos de Brito Maciel ressaltou o simbolismo da homenagem: “A iniciativa pode trazer frutos. Às vezes, não sabemos exatamente o que fazer, mas sabemos o que não se deve fazer. Isso já é um ponto de partida importante”.

Armando Monteiro Neto expressou gratidão à Federação e lembrou que parte significativa de sua trajetória teve início ali. “Sou devedor dessa instituição. Foi aqui que aprendi a lidar com a pluralidade, com os anseios de diversos setores da economia, e onde fortalecei vínculos fundamentais para a minha vida pública”, afirmou.

Para Jorge Côrte Real, o momento foi de orgulho e reconhecimento. “É um orgulho para Pernambuco e para os empresários. Durante a minha gestão, conseguimos trazer diversos sindicatos para fortalecer a Federação. Fico satisfeito e envaidecido. Posso dizer que valeu a pena, pois aprendi muito mais do que pude oferecer”, disse.

Ricardo Essinger agradeceu aos colegas de diretoria e reafirmou o compromisso de seguir contribuindo com a FIEPE. “Me sinto honrado. Quero continuar ativo e ajudando os próximos presidentes a darem continuidade ao trabalho que foi iniciado”, declarou.

Representando os diretores, o vice-presidente da FIEPE, Anísio Coelho, ressaltou o valor institucional da solenidade. “É um dia de reconhecimento e valorização. Cada um dos homenageados deixou uma marca importante e contribuiu de forma decisiva para a construção desta entidade que defende e fortalece a indústria pernambucana”, concluiu

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.