Notícias
Notícias
FIEPE discute estratégias para fortalecer micro e pequenas indústrias em Pernambuco
O Conselho de Micro e Pequenas Empresas (Compem) da FIEPE realizou, nesta quinta-feira (22), sua 1ª Reunião Ordinária de 2025. Presidida por Paulo Pereira e pelo vice-presidente Camilo Moutinho, a reunião abordou temas estratégicos para o fortalecimento das pequenas indústrias, destacando os principais gargalos enfrentados pelo setor, como o acesso a crédito e a manutenção dos postos de trabalho.
Como uma das medidas para apoiar essas empresas, o Copem encomendou uma pesquisa ao SENAI-PE, com o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas industriais no estado. “É fundamental incentivar os micros e pequenos negócios. Eles não representam apenas uma parcela relevante da economia como são motores geradores de emprego, renda e oportunidades”, afirmou Paulo Pereira.
A pesquisa, apresentada por Ana Paula Vasconcelos, gerente de Pesquisa e Prospectiva do SENAI-PE, buscará mapear gargalos estruturais que limitam a competitividade das MPEs, qualificar entraves como escassez de mão de obra qualificada, dificuldades de acesso a crédito e carga tributária.
Além disso, o estudo servirá de base para subsidiar políticas públicas, programas de apoio ao setor e orientar decisões tanto do poder público quanto da iniciativa privada. A previsão é que a pesquisa seja iniciada em junho.
Durante a reunião, Denise Honorato, da Gerência de Relações Industriais da FIEPE, apresentou também a proposta da 1ª Rodada de Crédito, a ser realizada em setembro na Casa da Indústria, em parceria com o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC).
A iniciativa foi bem recebida pelos conselheiros, que destacaram a importância de manter um cronograma mensal de ações. Entre as sugestões, está o convite à deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa na Alepe, Débora Almeida, para dialogar com o grupo sobre políticas voltadas ao segmento.
A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.