Notícias

Notícias

fev 27, 2025

FIEPE Internacional debate o impacto do pós-eleições nos EUA: Trump e o futuro do comércio mundial

Promovido pelo Conselho Temático de Comércio Exterior (Comex), o FIEPE Internacional realizou um evento online transmitido a partir da Casa da Indústria, para discutir os efeitos das recentes eleições nos Estados Unidos e as perspectivas para o comércio mundial. O professor e especialista em geopolítica Joca Correia foi o palestrante e trouxe uma análise detalhada sobre as mudanças no cenário global após as eleições norte-americanas.

Correia iniciou sua fala destacando que Pernambuco enfrenta desafios econômicos semelhantes aos do Brasil, principalmente no que diz respeito à concentração das exportações para mercados como os EUA, China e Argentina. Ele alertou para o risco dessa dependência e questionou: “Será possível um comércio internacional sem os Estados Unidos como principal potência econômica?”

Segundo Correia, o mundo mudou e os americanos precisarão entender que a realidade global agora é mais independente dos EUA, com novas forças emergentes, como a Índia, ganhando protagonismo no cenário econômico mundial.

A Índia, ao lado do Brasil, se posiciona como uma das economias mais importantes e tem mostrado grande potencial para ampliar sua presença no comércio internacional. O especialista também abordou o impacto de acordos como o livre comércio entre a União Europeia e o Brasil, reforçando que tais pactos oferecem novas oportunidades para o Brasil diversificar suas exportações e reduzir a dependência de mercados tradicionais como os EUA.

Presidente do Comex da FIEPE Rubem Martins, fez sua análise sobre o aumento das exportações e importações do Brasil em comparação com os Estados Unidos. Ele detalhou os principais produtos exportados para o mercado norte-americano, discutindo como essas relações comerciais podem ser otimizadas para aumentar os benefícios para a economia brasileira e para Pernambuco.

O evento destacou a importância de se adaptar a um novo contexto econômico global e de explorar novas parcerias comerciais, com ênfase em mercados emergentes e acordos multilaterais.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.