abr 08, 2024

FIEPE participa de conferência sobre Transição Energética, no Cais do Sertão

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, participou, na manhã desta segunda-feira (8), no Cais do Sertão, da abertura da Conferência Livre sobre Transição Energética de Pernambuco, que antecede a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, organizado pelo Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-LITPEG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo Governo do Estado, conta com o apoio da FIEPE e segue até amanhã com a participação de representantes dos governos federal e estadual, acadêmicos e representantes do setor produtivo.

Durante os dois dias, os participantes estarão imersos em questões envolvendo neoindustrialização; transição energética, sustentabilidade social, econômica e ambiental; oportunidades de produção de combustível verde no processo de transição energética; diversificação da matriz energética brasileira e o papel do hidrogênio verde (h2v); relevância das tecnologias de captura e armazenamento geológico de CO2 para a transição energética; o papel do petróleo no processo de transição energética no Brasil; entre outras temáticas.

“A transição energética é uma preocupação para o setor industrial e por meio de encontros como esse, que unem diferentes pontos de vista, contribuímos para a conscientização sobre a importância desse tema e para a busca de soluções inovadoras que possam impulsionar a mudança rumo a um futuro mais sustentável”, destacou Essinger. A mesa foi formada ainda pela ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; pelo reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Macedo Gomes; a diretora do Litpeg-UFPE, Yeda Bastos Almeida; e pela secretária estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira. E contou com a presença do 3º vice-presidente da Federação e presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, e do diretor Industrial do SENAI-PE, Oziel Alves.