Notícias
Notícias
FIEPE participa do Fórum Nordeste de Energia
Com o objetivo de discutir soluções energéticas para o País, representantes dos setores público e privado participaram, nesta segunda-feira (1º de setembro), da abertura do XIV Fórum Nordeste de Energia. Focado nos “Desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis e energias limpas”, o evento foi promovido pelo Grupo Eduardo Queiroz Monteiro (EQM) e contou com a presença do presidente em exercício da FIEPE, Massimo Cadorin; do conselheiro emérito da Federação e vice-presidente da CNI, Ricardo Essinger; e do 3º vice-presidente da FIEPE e presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha.
Cadorin também integrou o painel 6, ao lado do do diretor de Negócios do BNB, Luiz Abel Amorim; do diretor de Relações Institucionais da Neoenergia em Pernambuco, João Paulo Neves Batista; e do assessor para Transição Energética do Porto de Suape, Sóstenes Alcoforado. Na ocasião, ele destacou a importância da atuação do Sistema FIEPE no apoio ao setor produtivo para a adoção de novas fontes de energia. “Com o objetivo de acelerar a sustentabilidade e a transição energética da indústria, o Sistema FIEPE, por meio dos Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI, iniciou o desenvolvimento do SENAI Park, um parque de tecnologia e inovação industrial localizado no Complexo Industrial e Portuário de Suape, que será inaugurado em outubro”, adiantou Cadorin.
Durante o encontro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a retomada das obras do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina ainda em outubro desse ano, período em que será lançado um novo edital de licitação. “Quando licitarmos o trecho pernambucano da Transnordestina, quero voltar aqui para dar a ordem de serviço e dizer ao povo pernambucano que a ferrovia voltou no Nordeste, mas voltou também em Pernambuco. Não há estratégia de desenvolvimento para o Nordeste que exclua o estado de Pernambuco, e isso ficará consignado”, afirmou.
O anfitrião do evento, Eduardo de Queiroz Monteiro, ressaltou o posicionamento da região Nordeste no processo de transição energética, que ele classifica como marco civilizatório. “O Nordeste nesse tema é imbatível. O sol é nosso maior instrumento, nossas plantas estão perto dos portos, estamos na transição energética do biogás e do biometano, além do emetanol, do biohidrogênio e do SAF. Do ponto de vista industrial avançamos muito, o que nos coloca próximos do restante do Brasil”, apontou.
Também participaram do Fórum os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; das Comunicações, Juscelino Filho; além do secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Guilherme Campos. Estiveram ainda presentes o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o prefeito do Recife, João Campos; os senadores Humberto Costa, Fernando Dueire e Teresa Leitão; deputados federais e estaduais; secretários estaduais e municipais; além de empresários de diversos segmentos.
A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.