Notícias

Notícias

abr 17, 2025

FIEPE recebe apresentação do projeto Recicla+Pernambuco, com foco na sustentabilidade e inclusão social

Em um encontro promovido pela FIEPE, nesta quarta-feira (16), empresários pernambucanos puderam conhecer de perto o Recicla+Pernambuco, projeto inovador lançado pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Recicleiros, voltado à ampliação da coleta seletiva e ao fortalecimento da gestão de resíduos sólidos em Pernambuco.

Durante a reunião, Anísio Coelho, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEPE, destacou a importância da pauta ambiental para o setor produtivo. “Sabemos da nossa responsabilidade, sobretudo na área de política reversa. Valorizamos esse tema e temos muitas ações em andamento. Por isso, iniciativas como essa são fundamentais para construir uma indústria mais consciente e comprometida com o meio ambiente”, afirmou.

Representando a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, o chefe de gabinete Danilo Nogueira também celebrou o momento. “Gostaria de agradecer ao Dr. Anísio pela oportunidade de apresentar esse projeto a um público tão estratégico. É através dessa articulação com o setor produtivo que conseguiremos efetivar mudanças reais nos territórios”, disse.

A apresentação do projeto foi conduzida por Erich Burger, diretor institucional do Instituto Recicleiros, que destacou o papel estratégico do Recicla+Pernambuco na estruturação da cadeia da reciclagem no estado. Com investimento de cerca de R$ 30 milhões, a iniciativa vai oferecer capacitação gratuita para os 184 municípios pernambucanos e Fernando de Noronha, além de selecionar quatro cidades para implantação completa do sistema de coleta seletiva, com unidades de triagem, assessoria técnica, campanhas educativas e apoio à formação de cooperativas.

“O estado está apostando em uma política pública inovadora, capaz de transformar a gestão de resíduos e fortalecer a economia circular”, destacou Erich.

Estiveram presentes também no encontro representantes de importantes empresas e instituições que atuam na agenda de sustentabilidade, entre elas: Tambaú, Valgroup, Iquine, Raymundo da Fonte, Semas, Senai, Instituto Recicleiros, Amcham e Indorama, que contribuíram com sugestões para o avanço do projeto.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.