Notícias

Notícias

ago 14, 2025

FIEPE recebe Exército para discutir implantação da Escola de Sargentos no Nordeste

Nesta quarta-feira (13), a Casa da Indústria sediou uma reunião do Fórum Permanente de Infraestrutura da FIEPE, voltada à discussão sobre a implantação da Escola de Sargentos do Exército (ESE) em Pernambuco. O encontro, que serviu como etapa inicial dos debates que serão aprofundados na próxima edição do Fórum, contou com a presença do General Joarez, gerente do Subprograma responsável pelo projeto, e teve como foco a apresentação da proposta e o alinhamento de ações para sua viabilização.

O superintendente da FIEPE, Israel Erlich, destacou a necessidade de avançar com agilidade nas próximas etapas. “Cabe agora a gente juntar os elos e dar celeridade, trazer esse tema para o nosso próximo Fórum de Infraestrutura e termos os primeiros passos de maneira concreta. ”, afirmou, referindo-se ao evento que a Federação já está organizando com foco exclusivo na temática.

Durante a apresentação, o General Joarez explicou que a nova escola visa modernizar a formação dos sargentos, tornando os cursos mais alinhados às demandas atuais e descentralizando a atuação do Exército. Ele também destacou os potenciais impactos regionais. “Sabemos que terão muitos atrativos para a região, em razão dos grandes benefícios econômicos que o empreendimento trará ao estado.”

A FIEPE apresentou um estudo técnico desenvolvido a partir de dados da FIEPE, do Observatório da Indústria, do Exército e do Governo do Estado. O material, detalhado por Maurício Laranjeira, gerente de Política Industrial da Federação, tem papel estratégico ao posicionar a FIEPE como agente facilitador da implantação do projeto, dado seu potencial como investimento estruturante para o estado.

O estudo aborda pontos para a viabilidade e o aproveitamento dos impactos positivos da iniciativa, incluindo medidas de mitigação, estratégias de comunicação e benefícios econômicos diretos, como geração de renda, dinamização do comércio local, segurança privada, logística e fortalecimento de arranjos produtivos locais, com foco na qualificação da mão de obra e na consolidação de redes de cooperação, além das obras de infraestrutura necessárias.

A reunião também contou com a participação da diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, além do Coronel Ordonho (gerente do projeto família militar), Coronel Helder (gerente das contrapartidas do Governo do Estado) e General De Souza (chefe do Escritório da ESE no Comando Militar do Nordeste).

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.