Notícias

Notícias

abr 12, 2024

FIEPE recebe presidente da Copergás para tratar do gás para o Araripe

A chegada do gás ao Sertão do Araripe, pleito do setor industrial, foi tema de mais um encontro entre representantes da FIEPE e a Companhia Pernambucana de Gás, na tarde desta quinta-feira (11/4), na Casa da Indústria. Na ocasião, o presidente da Copergás, Felipe Valença, trouxe novas informações e um status atualizado de como anda o projeto que investirá, até 2025, cerca de R$ 30 milhões em duas estações de regaseificação – em Araripina e Trindade – e na distribuição do combustível para cerca de 50 indústrias num raio de 16km.

Recebida pelo presidente da FIEPE, Ricardo Essinger; pelo diretor administrativo, Bruno Veloso; e pelo superintende, Israel Erlich, a equipe da Copergás trouxe como novidade a implantação de uma base operacional da concessionária no Centro Avançado de Tecnologia de Araripina, e respondeu a algumas dúvidas dos empresários.

Na ocasião, Valença destacou que o projeto vem sendo tratado como uma prioridade pelo Governo do Estado. “Por se tratar de uma pauta que traz impactos em várias secretarias, entrou na agenda de monitoramento e, com isso, podemos ter um processo mais agilizado, inclusive com a possibilidade de incentivos aos investimentos com desconto de ICMS”, destacou Valença.

O presidente da FIEPE destacou que investimentos em tecnologias e inovação serão fundamentais para a viabilidade do projeto. “É necessário que tenhamos uma boa adaptação na conversão dos equipamentos para que o setor ganhe em eficiência e produtividade, fazendo com que o preço do gás seja competitivo”, defendeu Essinger. Bruno Veloso completou ainda que o SENAI-PE já oferece capacitações com as melhores práticas para o setor e que a instituição está preparada para formar profissionais nessas competências e habilitados para trabalhar com novas tecnologias.

O projeto será implantado de forma piloto com o fornecimento do gás para uma indústria local, em alinhamento com o Sindusgesso, que já está em processo de adaptação. Um investimento estimado pela concessionária e Sindusgesso em cerca de R$220mil para cada equipamento. O que levou a discussões sobre alternativas de linhas de crédito como a da Finep, que será operacionalizada pelo Bando do Nordeste (BNB), bem como parcerias com a SECTI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, por meio do “Fundo Inovar”.

Durante o encontro, também discutiram a política energética da Petrobras, que deveria estar focada na expansão do setor industrial; a utilização desse combustível como fonte de energia para veículos pesados; e a realização de novas edições do FinepDay – encontro que apresenta as soluções de crédito da Financiadora de Estudos e Projetos – nas cidades de Araripina, Petrolina e Caruaru, que acontecerão nos dias 14, 16 e 21 de maio, respectivamente.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.