abr 01, 2024

FINEP apresenta oportunidades de financiamento para empresas na Casa da Indústria

A Financiadora de Estudos e Projetos realizou, nesta segunda-feira (1º de abril), na Casa da Indústria, o Finep Day. Entre os principais destaques, a possibilidade de empresas de qualquer porte ou segmento de atuação, incluindo indústrias, terem acesso a oportunidades de financiamento por meio de novas chamadas do Finep Mais. A empresa é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o anúncio dos aportes contou com a presença da ministra Luciana Santos.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, as portas da Casa da Indústria estão sempre abertas para novidades como essa. “Uma das grandes dificuldades dos empresários pernambucanos é ter acesso a crédito. Essa, inclusive, era uma das maiores reclamações na época da pandemia. Portanto, os investimentos vêm em boa hora e vão tornar ainda mais competitiva a nossa região”, contou. Além da FIEPE, foram parceiros no evento SENAI, UFPE, UPE e Sudene.

Segundo a ministra Luciana Santos, a novidade é que o Banco do Nordeste será o operador dos recursos da Finep por meio do InovaCred. “São recursos reembolsáveis na ordem de R$ 500 milhões para empresas de todos os portes, com uma das taxas mais baixas do Brasil”, adiantou. Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, esse é o momento de o poder público caminhar junto dos empresários. “O Nordeste precisa consolidar sua competitividade, por isso a importância de se investir em inovação”, afirmou.

Na visão do diretor da Finep, Márcio Stefanini, a meta da equipe é ter mais operações em carteira no estado de Pernambuco. “Hoje, temos apenas uma. Temos que mudar essa realidade”, frisou. No planejamento da Finep até 2026, constam aplicações na ordem de R$ 41 bilhões. A aplicação de recursos deve focar nos temas prioritários da Nova Indústria Brasil, como Inteligência Artificial, combustíveis sustentáveis, hidrogênio de baixa emissão de carbono, sementes sintéticas para cana-de-açúcar, entre outros.

Estiveram presentes ainda o 3º vice-presidente da FIEPE, Renato Cunha, o diretor Administrativo, Bruno Veloso, o superintendente da FIEPE e do IEL, Israel Erlich; o vice-presidente do CIEPE, Paulo Drummond; a diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto; o reitor da UFPE, Alfredo Gomes; o deputado federal Pedro Campos; a secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Mauricélia Montenegro; a vereadora do Recife Cida Pedrosa; a presidente do Parqtel, Tereza Maciel; o deputado estadual Waldemar Borges e empresários do setor industrial.