Notícias

Notícias

nov 25, 2025

Fórum de Infraestrutura consolida instalação da Escola de Sargentos em Pernambuco

A segunda edição do Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco, realizada nesta segunda-feira (24), na Casa da Indústria, reforçou a definição de que a Escola de Sargentos do Exército será instalada no estado. O encontro reuniu os ministros da Defesa, José Mucio, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; a governadora Raquel Lyra; a vice-governadora Priscila Krause; o Comandante Militar do Nordeste, general Maurilio Ribeiro; o presidente da FIEPE, Bruno Veloso; além de representantes do setor empresarial e da classe política.

Bruno Veloso destacou que a implantação da Escola responde a uma demanda conjunta da população, da sociedade civil e dos setores produtivo e político. Ressaltou ainda que o projeto já conta com respaldo jurídico e que é necessário avançar as obras, com início previsto para 2026.

O ministro José Mucio confirmou a implantação da Escola em Pernambuco, com início das obras previsto para 2026 e R$ 150 milhões já assegurados para a etapa inicial. Enfatizou que a iniciativa integra o processo de descentralização de estruturas militares, ampliando a presença estratégica do Exército no Norte e no Nordeste.

Detalhando um estudo realizado pela FIEPE e pelo Observatório da Indústria do SENAI-PE, o gerente de Política Industrial, Mauricio Laranjeira, apresentou projeções de impacto econômico e social da Escola, tanto durante a fase de implantação quanto em sua operação.

O general Ramirez apresentou o modelo das escolas de formação do Exército e os padrões adotados nacionalmente. Também mostrou as instalações do Complexo Escolar, detalhou as contrapartidas do Governo do Estado, destacou os principais eventos escolares e abordou as tratativas ambientais em andamento, bem como as ações de compensação ambiental.

Já o general Maurilio Ribeiro reiterou a escolha de Pernambuco como sede, destacando a capacidade do estado em atender às exigências de infraestrutura e formação, além da sintonia entre sociedade, setor produtivo e governo.

O ministro Silvio Costa Filho reforçou a importância da convergência política para garantir avanços e destacou o papel do Fórum na consolidação das decisões estratégicas.

A governadora Raquel Lyra enfatizou a necessidade de aprovação da LOA para viabilizar investimentos e reafirmou o compromisso do governo estadual em apoiar o projeto. Ela destacou também os avanços em infraestrutura para receber a Escola de Sargentos, como a triplicação da BR-232 e outras vias.

“O Governo do Estado vem fazendo todas as obras que dizem respeito à estruturação da escola, como a PE-27, a Estrada de Mussurepe, a triplicação da BR-232, levar água, energia, rede ótica para permitir que a estrutura da escola possa já nascer em sua plenitude. Estamos mediando todas as conversas sobre esse investimento, temos um grupo de trabalho montado que se reúne semanalmente para cuidar desses assuntos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.