Notícias
Notícias
Fórum no SEBRAE-PE debate investimentos e desafios do desenvolvimento no Nordeste
O Fórum Debate para o Desenvolvimento, realizado nesta quarta-feira (17) na sede do SEBRAE-PE, reuniu representantes de instituições públicas, agências de fomento, setor produtivo e lideranças políticas para discutir os caminhos para o crescimento do Nordeste, com foco em investimentos, industrialização e inovação.
O presidente da FIEPE, Bruno Veloso, destacou o papel estratégico da integração entre tomadores de crédito, bancos públicos e agências de desenvolvimento, e reforçou que a região tem grande potencial, mas ainda carece de investimentos estruturantes.
Segundo ele, Pernambuco, por exemplo, tem crescido acima da média nacional, mas precisa avançar mais, especialmente na infraestrutura, para garantir competitividade e equilíbrio regional.
Murilo Guerra, superintendente do SEBRAE-PE, reforçou que o desenvolvimento passa necessariamente pelo empreendedorismo e inovação, e defendeu um olhar mais seguro e confiante sobre o potencial nordestino.
A economista Tânia Bacelar, diretora da Ceplan, afirmou que o evento foi construído com apoio técnico e propôs um olhar positivo para o setor produtivo do Nordeste, que tem experimentado mudanças importantes nos últimos anos.
A presidente da ABDE e diretora do BNDES, Maria Fernanda Coelho, defendeu uma política de desenvolvimento que reconheça a diversidade regional do país e apontou a indústria como motor dos melhores empregos e centro dos esforços atuais de retomada econômica.
Também participaram do evento Carla Novaes, presidente da AGE, que ressaltou a importância do crédito vindo de instituições associadas, e Elias Ramos de Souza, diretor da Finep, que afirmou que o avanço da inovação faz parte de uma decisão estratégica do governo.
Representando o BNB, o superintendente Hugo Queiroz reforçou que o grande desafio do banco é definir com precisão onde e como aplicar os recursos. Já Francisco Ferreira Alexandre, superintendente da Sudene, falou da necessidade de valorização da Sudene e defendeu que a industrialização, aliada a investimentos como a Transnordestina, é o caminho para transformar a realidade regional.
José Ricardi Sasseron, vice-presidente do Banco do Brasil, foi direto ao afirmar que sem programas de governo, políticas públicas e a atuação de bancos públicos, a economia não avança. Segundo ele, a presença das instituições no fórum é a expressão concreta desse compromisso. Encerrando as falas, o deputado estadual João Paulo Lima defendeu uma mobilização ampla, com articulação entre os entes federativos, para impulsionar mudanças estruturais e fazer o Brasil avançar com equidade.
A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.