fev 28, 2024

Membros do Conselho Temático de Meio Ambiente planejam ações para 2024

Na tarde desta terça-feira, dia 27 de fevereiro, membros do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE se reuniram, na Sala Porto da Casa da Indústria, para o planejamento das ações do conselho para o ano de 2024 e comemorar os 25 anos ininterruptos de atuação do Contema.

Entre os destaques do encontro, a apresentação do selo comemorativo, que marca duas décadas e meia de compromisso com a preservação ambiental, levando dados e informações e propondo políticas públicas de desenvolvimento sustentável. “Seguimos com o desafio de fazer com que, cada vez mais, essas iniciativas sejam efetivadas pelo polo industrial pernambucano”, defendeu o presidente do Contema, Anísio Coelho.

Os representantes dos mais diversos setores discutiram projetos, metas e iniciativas que visam fortalecer ainda mais a atuação do Conselho Temático de Meio Ambiente ao longo desse ano. Entre eles, foi apresentado o calendário de ações que inclui três reuniões ordinárias, nove edições do Fiepe Ambiental, as missões de sustentabilidade para a Bahia e para São Paulo, além dos já tradicionais Seminário de Energia Elétrica, Recursos Hídricos e Infraestrutura, em setembro, e o Prêmio de Sustentabilidade, em outubro.

Na ocasião, também foi apresentado um panorama de representações em comitês ambientais dos quais a Federação tem assento. No total, 22 deles são distribuídos pelo Recife e RMR, Caruaru, Petrolina e Araripina, além dos estaduais e federais. Como exemplo dessa atuação, foi destacada a parceria com a CPRH, que zerou as pendências de licenciamentos ambientais, aumentou o prazo de validade dessa documentação e deu maior transparência ao sistema – pleitos defendidos pelos industriais do Estado.

Entre outros assuntos discutidos no encontro, a participação de representantes da FIEPE na construção de uma normativa para licenciamento de empreendimentos de geração de energia solar e eólica, e a do vice-presidente do Contema, Otiniel Gerôncio, em encontro da rede de Biodiversidade, onde defendeu atenção especial ao bioma da Caatinga.