maio 03, 2024

No FIEPE Internacional, o acesso a crédito foi debatido como oportunidade para a exportação

Sob o comando do presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior (Comex), o presidente, Rubem Martins, comandou mais uma edição do FIEPE Internacional, nesta quinta-feira (2), na Casa da Indústria. No bate papo, conversaram sobre estratégias de financiamento para exportação: como a rede NAC e o Banco do Nordeste podem impulsionar os negócios internacionais.

De acordo com Martins, discutir estratégias vitais de financiamento para impulsionar os negócios internacionais, especialmente no contexto de exportação, é fundamental.” Sabemos que expandir para mercados estrangeiros é uma oportunidade única, mas também pode ser desafiadora, especialmente quando se trata de garantir o financiamento adequado para sustentar e ampliar essas operações”, analisou, destacando que ficar por dentro das linhas de crédito pode ser uma estratégia oportuna para não perder as oportunidades.

O coordenador do Núcleo de Economia da FIEPE e gestor do NAC-PE, Cézar Andrade, falou sobre as linhas de crédito mapeadas para aumentar o negócio, comprar equipamentos e investir em inovação. Segundo ele, a rede NAC trata-se de um serviço da CNI capaz de ajudar as empresas a obterem as linhas de crédito mais adequadas ao seu negócio.

Presente também no encontro estava o superintendente estadual do Banco do Nordeste em Pernambuco, Hugo Queiroz, que apresentou os produtos de crédito e trouxe detalhes do Nordeste Exportação. Queiroz foi questionado sobre a burocracia para o acesso aos recursos e acabou explicando que as tratativas fazem parte e são necessárias para as empresas, porque mostram o nível de amadurecimento da contabilidade delas, do controle e do desenvolvimento.