mar 27, 2024

O Nordeste como foco dos investimentos chineses foi tema de mais uma edição do FIEPE Internacional

O Conselho Temático de Comércio Exterior (Comex) da FIEPE e o IPERID promoveram a 2ª edição do FIEPE Internacional, nesta segunda-feira (25), na Casa da Indústria. O evento, realizado com o tema “Investimentos chineses no Nordeste ao longo de 50 anos de relações diplomáticas com o Brasil: perspectivas e desafios”, foi marcado por discussões profundas, palestras e mediado pelo presidente do Comex, Rubem Martins, e pelo vice, Felipe Coelho Neto.

Uma das apresentações de destaque foi conduzida pelo jornalista Múcio Aguiar, doutor em arqueologia pela Universidade de Coimbra e presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP). Com sua experiência e vivência em um curso para jornalistas em Pequim, abordou as perspectivas positivas dos investimentos chineses na região nordestina, ressaltando, no entanto, as barreiras que ainda necessitam ser superadas.

O professor Thales Castro, presidente do IPERID e cônsul honorário de Malta, trouxe uma análise abrangente sobre os principais parceiros da China e a distribuição dos investimentos do país asiático nos estados do Nordeste, destacando a Bahia como líder nesse processo. Castro também enfatizou os setores prioritários para os investimentos, incluindo mineração, soft power, energia, mídia e comunicação.

Por outro lado, Jack Lu (Lu Gongrong), natural de Fujian, na China, e proprietário de quatro empresas – além de ser o atual presidente da Associação da Comunidade Chinesa Recife-Brasil (ACCRB) – compartilhou sua perspectiva sobre as diferenças na aplicação dos investimentos chineses nos estados nordestinos. Lu ressaltou os desafios burocráticos enfrentados pelos investidores e destacou a importância de estreitar os contatos para facilitar esses processos.

Para Martins, o evento proporcionou uma visão abrangente e enriquecedora sobre o panorama dos investimentos chineses na região nordeste do Brasil, evidenciando tanto as oportunidades quanto os desafios que acompanham essa relação bilateral de longa data.