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Pernambuco recebe comitiva para discutir cabotagem
Com menor custo para transporte, baixa emissão de carbono, maior segurança e grande flexibilidade e capacidade de carga, a cabotagem – transporte de carga entre portos de um mesmo país – foi o tema central do projeto itinerante “Conhecendo a Indústria”, organizado pela CNI e que contou com o apoio da FIEPE. O objetivo do encontro, realizado nos dias 7 e 8 de novembro, foi sensibilizar a equipe de servidores públicos federais para os gargalos enfrentados pela indústria com esse tipo de transporte no País.
Para entender a logística do transporte automotivo em Pernambuco, a comitiva esteve na polo industrial da Stellantis na quinta-feira (7), onde foram recebidos pelo vice-presidente de Relações Institucionais na América do Sul, Antônio Sérgio, e outros gestores da empresa. Na ocasião, os representantes da indústria expuseram barreiras logísticas na infraestrutura, como o Arco Metropolitano, e nos portos, que em alguns casos apresentam congestionamentos de navios ou são interrompidos por neblina.
Em seguida, a comitiva composta por executivos dos ministérios de Portos e Aeroportos; da Indústria, Comércio e Serviços; Casa Civil; assessores parlamentares da Câmara e Senado Federal; executivos da Anfavea; almirantes da Marinha; representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e técnicos da CNI e FIEPE seguiram para o SENAI-PE. Lá, foram apresentados ao Observatório da Indústria de Pernambuco e ficaram para um coquetel.
Na sexta-feira (8), o grupo visitou a Vibra Energia, onde teve a oportunidade de conhecer o processo de cabotagem da empresa, com passagem pelas áreas de tancagem, controle e ensaios. Durante a visita, os participantes puderam observar como ocorre o abastecimento dos caminhões e conhecer a nova área em construção, que expandirá o espaço de tancagem, visando aprimorar a operação logística. Além disso, os servidores tiveram a oportunidade de conhecer o píer da Transpetro.
Desafio – O Brasil é privilegiado por uma costa litorânea de 7,5mil km e cerca de 40 portos públicos principais. No entanto, o transporte de carga pelo setor hidroviário está concentrado, em sua maioria, na movimentação de granéis líquidos, combustíveis. Em janeiro de 2022, foi aprovada a Lei nº 14.301, que instituiu o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem (BR do Mar), mas o modal ainda traz barreiras para o setor industrial.
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