Notícias

Notícias

jul 15, 2025

Planejamento Energético e Industrial para Pernambuco – Horizonte 2030-2034

No contexto do planejamento energético com horizonte entre 2030 e 2034, foi discutido, nesta segunda-feira (14), na Casa da Indústria, o papel da rede do sistema interligado nacional no atendimento ao estado de Pernambuco.

Apesar dos poucos investimentos realizados até o momento, foi destacada a importância de uma atuação conjunta entre os setores público e privado para enfrentar os desafios e promover avanços significativos na infraestrutura energética.

O diretor de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI-PE, Oziel Alves, apresentou uma proposta de pesquisa voltada à governança do setor, ressaltando a importância da colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), com o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado de Pernambuco (Sindienergia-PE) e da integração de informações oriundas dos setores público e privado.

O presidente da FIEPE, Bruno Veloso, destacou que, para a interiorização do setor industrial em Pernambuco, é indispensável garantir infraestrutura adequada, fornecimento de energia confiável e conectividade. “Se faltar uma dessas três condições, o interior estará fadado a não receber os investimentos necessários”, alertou.

O encontro evidenciou a necessidade de articulação entre os diversos agentes envolvidos no processo de planejamento e execução de políticas públicas, visando preparar o estado para os desafios e oportunidades que se apresentarão na próxima década.

Participaram da reunião: Laercio Fernandes, contratado pelo SENAI-PE para realização da pesquisa; a diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto, o secretário de Desenvolvimento do Estado, Guilherme Cavalcanti; o superintendente de Energia da SDEC, José Carlos Medeiros; a presidente da ADEPE, Ana Luiza Ferreira; e o presidente do Sindienergia-PE, Bruno Câmera. Além deles, estavam o superintendente da FIEPE, Israel Erlich, e o gerente de Política Industrial, Maurício Laranjeira, e outros participantes, que contribuíram com reflexões estratégicas para o futuro do desenvolvimento regional.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.