Notícias

Notícias

set 03, 2025

Presidente da FIEPE cumpre agenda na Ásia

O presidente da FIEPE, Bruno Veloso, tem cumprido uma intensa agenda no continente asiático, em missão liderada pela Fecomércio-PE. Ao lado do presidente da Federação do Comércio, Bernardo Peixoto, e dos diretores Administrativo e Financeiro da FIEPE, Sebastião Pontes e Caroline Souto Maior, os compromissos têm como foco principal a Educação, a Sustentabilidade e a Infraestrutura.

Para Veloso, trata-se de uma oportunidade de estreitar ainda mais as relações comerciais entre os dois países. “Pernambuco e o Brasil têm muito a oferecer ao Japão e à Ásia. Nosso papel é abrir portas, criar pontes e preparar a indústria para competir e crescer globalmente”, destacou.

Na manhã desta quarta-feira, realizaram visita à Japan International Cooperation Agency (JICA), agência governamental japonesa responsável por implementar a maior parte da Ajuda Oficial ao Desenvolvimento (ODA) do país. A instituição atua principalmente com assistência técnica, empréstimos, doações para países em desenvolvimento e parcerias público-privadas.

Entre as oportunidades identificadas para Pernambuco e sua indústria, estão: parcerias em infraestrutura e logística — com foco em Suape e na Transnordestina, considerando o histórico da JICA em portos e ferrovias; energia sustentável, especialmente no campo do hidrogênio verde em Suape, já que a agência financia projetos semelhantes em outros países; e cooperação JICA–SENAI/IEL em Pernambuco, voltada à formação de técnicos para a Indústria 4.0.

No período da tarde, a missão esteve na Japan External Trade Organization (JETRO), agência do governo japonês que apoia empresas locais na expansão internacional e auxilia companhias estrangeiras interessadas em investir ou fazer negócios no Japão. Na ocasião, houve espaço para apresentar os impactos do tarifaço americano sobre produtos brasileiros e discutir novos caminhos para ampliar as exportações para o mercado asiático.

O dia foi concluído com uma visita à sede do Banco do Brasil, em Tóquio, onde foram fortalecidas parcerias para apoiar a internacionalização da indústria pernambucana.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.