Notícias

Notícias

out 23, 2025

Presidente da FIEPE se reúne com o secretário da Fazenda de Pernambuco

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso, esteve nesta quarta-feira (22) na Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE) para uma visita de cortesia ao novo secretário, Flávio Martins Sodré da Mota, que assumiu a pasta há um mês.

Durante o encontro, Bruno Veloso relembrou a parceria histórica entre a FIEPE e a SEFAZ na construção de propostas que conciliam o equilíbrio fiscal do Estado com a competitividade da indústria pernambucana — a exemplo da extinção do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF). O presidente destacou ainda a importância de manter um canal permanente de diálogo entre as instituições. “Juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Fazenda tem um papel determinante na criação de um ambiente de negócios mais competitivo e atrativo. Nosso papel é garantir que essas condições continuem evoluindo, com segurança jurídica e previsibilidade para quem produz. A incerteza só gera a retração dos investimentos”, ressaltou Veloso.

Na oportunidade, também foram debatidos os possíveis impactos da reforma tributária sobre a competitividade da indústria nordestina — especialmente diante da ampliação dos incentivos da Zona Franca de Manaus —, da criação dos fundos de compensação de benefícios fiscais e do fim dos incentivos estaduais previstos para 2032. Temas que estão sendo analisados pelos grupos de trabalho coordenados pela FIEPE, ao qual os representantes da secretaria da Fazenda foram convidados a participar das discussões.

Auditor fiscal da SEFAZ há 33 anos, Flávio Mota demonstrou conhecimento sobre o histórico de políticas tributárias voltadas ao setor produtivo e sensibilidade às demandas da indústria. “Nosso objetivo é manter uma relação de transparência e cooperação com o setor industrial, reconhecendo sua importância estratégica para a geração de emprego, renda e arrecadação em Pernambuco”, afirmou o secretário.

Durante a reunião – que contou ainda com a presença do diretor de Benefícios Fiscais da Sefaz, Felipe Chaves; do superintendente da FIEPE, Israel Erlich; e do gerente de Políticas Industriais, Maurício Laranjeira – também foi entregue um documento com os principais pleitos da indústria.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.