Notícias
Notícias
Recife recebe primeira edição do Fazendo Negócios com a Índia
Pela primeira vez realizado no Nordeste, o evento Fazendo Negócios com a Índia aconteceu no Recife, nesta terça-feira (7), e se consolidou como uma iniciativa estratégica para aproximar ainda mais Brasil e Índia em termos comerciais, tecnológicos e de inovação.
A abertura foi conduzida por Leonardo Ananda, CEO da Câmara de Comércio Índia-Brasil, que destacou a importância do encontro como uma ponte para ampliar as trocas entre os dois países: “Eventos como esse são fundamentais para disseminar oportunidades e fortalecer a relação com a Índia”, afirmou.
Durante a programação, o gerente de Política Industrial da FIEPE, Maurício Laranjeira, ressaltou o potencial estratégico de Pernambuco, destacando a qualificação da mão de obra local e os diferenciais logísticos do Complexo de Suape. Segundo ele, Suape pode se tornar um hub exportador para a América Latina em parceria com a Índia, sobretudo nas áreas de saúde, alimentos e fertilizantes.
Francisco Alexandre, presidente da Sudene, reforçou a importância de mostrar aos empresários indianos as vantagens competitivas do Nordeste. “Nosso papel é ser a interface e facilitar a vinda de investidores para que eles enxerguem Pernambuco como uma nova fronteira de negócios”, disse.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima, destacou que colocar a cidade no radar das grandes empresas indianas é importante para o crescimento da capital. “Estamos no maior ecossistema de inovação da América Latina. Recife oferece um ambiente altamente favorável para o desenvolvimento tecnológico, e a Índia tem exatamente a tecnologia que precisamos”.
Durante o evento, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre Recife e a Índia, além do anúncio oficial da chegada da Câmara de Comércio Índia-Brasil à capital pernambucana. A programação contou ainda com painéis voltados a temas como conexões estratégicas para inovação, comércio e tecnologia, além da apresentação de cases de sucesso de empresas que atuam entre os dois países, como HCLTech, Nanofert, SAE Towers, Zoho e Praje Industries.
A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.