jun 20, 2024

Soluções para cidades circulares são mapeadas em evento na Casa da Indústria

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) sediou e correalizou o primeiro evento da nova gestão. O evento sobre Cidades Circulares , também teve a participação da Ambipar e a Prefeitura do Recife como correalizadoras do encontro – que aconteceu na noite desta quarta-feira (19), na Casa da Indústria. O Conselho Temático de Meio Ambiente esteve à frente do encontro, que reuniu indústrias, organizações do terceiro setor e entidades publicas , visando a efetivação da Economia Circular no Recife, e buscar soluções em prol do meio ambiente, dos catadores de recicláveis e da boa gestão de resíduos. .

De acordo com o presidente do Contema, Anísio Coelho, a FIEPE é uma instituição que valoriza o pilar ESG. “Nesse momento em que vivemos, o modelo linear está esgotado. A pressão sobre os recursos naturais , que são finitos , está cada vez maior e, portanto, precisamos de uma virada de chave para econômica Circular ”, disse.

O evento contou com diversos participantes, tanto da Ambipar quanto da Prefeitura, que abordaram assuntos como o pacto global, o comprometimento com as ODSs, os desafios para implementar a economia circular, o gerenciamento de resíduos industriais e as soluções para embalagens plásticas.

Um momento interessante, e que inspirou a todos que participaram do encontro, foi a transformação das franquias sociais, feita pela Ambipar, e que já chegou a mudar a realidade de muitos aterros sanitários e cooperativas no Brasil. Em 2024, Recife estará no foco dessa jornada, segundo a empresa líder em ESG.