Notícias

Notícias

ago 19, 2024

Suape é tema de encontro na FIEPE

As oportunidades e os desafios enfrentados pelo Complexo Industrial Portuário de Suape para ampliar a sua competitividade foram temas de um encontro entre empresários e a equipe de gestores do principal porto de Pernambuco. Na oportunidade, também foi apresentado o TecHub de Hidrogênio Verde – que está sendo implantado pelo SENAI-PE, com inauguração prevista para o final desse ano, e contará com, entre outros investimentos, uma planta para fabricação de baterias de lítio.

O presidente da FIEPE, Bruno Veloso, destacou a importância que o equipamento vem recebendo desde sua concepção e o potencial para os próximos anos. “É através de SUAPE que Pernambuco pode dar um grande impulso na indústria, com o aumento das exportações. Para isso, precisamos trabalhar para que esse equipamento se desenvolva cada vez mais. E o trecho pernambucano da ferrovia Transnordestina tem um papel fundamental”, enfatizou Veloso.

Em suas palavras, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, também reiterou a importância de conectar o porto ao interior do Estado. “Apesar de sua predominância em cargas líquidas, o porto de Suape tem um grande potencial para continuar crescendo. Para aumentar essa variedade de cargas, a ferrovia seria o principal caminho”, destacou.

Já o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Márcio Guiot, destacou o novo posicionamento do equipamento e as parcerias com o Sistema FIEPE em Pernambuco. “Suape não é só um gateway, um corredor de importação e exportação para auxiliar a indústria, mas também tem um papel importante como polo de inovação. Temos uma missão de fazer a transição energética e alcançar a neutralidade do complexo. Nesse caminho, o TecHub do SENAI-PE, que é hoje um dos nossos maiores parceiros, e o Observatório da Indústria têm exercido um papel fundamental”, destacou Guiot.

Empresário da indústria e presidente do Conselho de Administração de SUAPE, Paulo Sales destacou o profissionalismo e transparência que encontrou na gestão atual e compartilhou sua experiência como empresário que hoje vive os dois lados.

Representando ainda o complexo de Suape, participaram ainda do encontro Arthur Neves, diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial; Rinaldo Lira, diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária; Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade; Adriana Martin, diretora de Inovação e Transformação Digital; Renata Loyo, diretora de Infraestrutura; Nadja Pepeu, diretora de Administração e Finanças; e equipe de técnicos e assessores. Além dos secretários executivos de Atração de Investimentos, Maurício Laranjeira, de Gestão, Marcelo Loyo, e de Energia, Guilherme Sá.

Pelo lado dos empresários, estiveram presentes o vice-presidente do grupo Atitude, Marcelo Guerra, o 1º e o 3º vice-presidentes da FIEPE, Massimo Cadorin e Renato Cunha, respectivamente; o diretor-administrativo, Sebastião Pontes; os superintendentes da FIEPE/IEL e SESI-PE, Israel Erlich e Claudia Cartaxo, respectivamente; a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto; e equipe de técnicos do Sistema FIEPE.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.