maio 22, 2024

Viabilidade da Transnordestina é debatida na FIEPE

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) sediou o debate sobre infraestrutura, transnordestina e desenvolvimento regional, promovido pelo CREA-PE nesta terça-feira (21), na Casa da Indústria. Economistas, engenheiros, políticos e comunidade estiverem presentes no evento.

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, destacou que a obra é de extrema importância, mas que desde o início notava-se uma dificuldade em incluir Pernambuco no traçado. “Estamos trabalhando para que a ferrovia seja construída e, sobretudo, para que o ramal do nosso Estado seja de fato efetivado”, defendeu.

O diretor administrativo e presidente eleito da FIEPE, Bruno Veloso, também esteve no evento e reiterou a necessidade da obra, destacando “que será fundamental para o escoamento da produção dos setores econômicos e para acelerar a competitividade do setor industrial”.

O presidente do CREA-PE, Adriano Lucena, contou que esse encontro tem o intuito de discutir uma obra importante para o Nordeste e também para o Brasil. “Nunca discutimos que ela não chegasse a outra região, queremos que todas regiões e estados sejam contemplados, assim como o nosso. Para discutirmos o melhor cenário e viabilidade, queremos promover o diálogo e valorizar as instituições que defendem essa obra”.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, disse que é importante analisar a obra sob o ponto de vista político. “A ferrovia vai integrar todo o Nordeste e vai reduzir a desigualdade. A Sudene está aberta para discutir e se unir às instituições nessa luta para que o projeto se torne uma obra efetivamente”, afirmou.

O evento contou ainda com debate e participação dos engenheiros civil Maurício Pina e Carlos Calado e do engenheiro de produção Marcilio Cunha. Na ocasião, falaram dos trechos, projetos e da licitação dos projetos básicos e executivos, ocorrida esta semana e que será tocada pela empresa recifense Geosistemas. O superintendente da FIEPE, Israel Erlich, também esteve presente no debate.