ago 14, 2023

Vice-presidente Geraldo Alckmin se reúne com empresários na FIEPE

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, recebeu nesta sexta-feira (11), na Casa da Indústria, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na pauta do encontro com os empresários pernambucanos, além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC III), lançado hoje, a conjuntura econômica nacional e os principais pleitos da indústria pernambucana junto ao Governo Federal.

Essinger destacou que o encontro representa um marco na busca por soluções que impulsionem o desenvolvimento regional e nacional. “Pernambuco tem uma pauta de demandas reprimidas muito alta e, neste encontro, conseguimos apresentar esses pontos e pleitear investimentos para o nosso estado. Entre eles um REFIS voltado para as pequenas e médias empresas”, ressaltou.

Em suas palavras Alckmin garantiu os recursos para o trecho de Salgueiro a Suape da ferrovia Transnordestina, defendeu a desburocratização para o setor produtivo, a reforma tributária e a redução dos juros, além de anunciar uma Taxa Referencial (TR) para financiamentos em inovação de menos de 2% ao ano. “Hoje há muita liquidez no mundo e o Brasil pode ser o maior receptor desses investimentos, tendo em vista que nós somos o quinto maior país em extensão territorial, temos a agricultura mais competitiva do mundo, um subsolo rico em petróleo, gás, ouro, imóvel e lítio e uma indústria diversificada”, defendeu.

Presente no encontro, o ex-senador e presidente emérito da CNI, Armando Monteiro Neto, destacou a importância de incentivar a renovação e modernização do parque industrial brasileiro. “Lembrando que crescer pela indústria é a melhor forma de crescer. Esse é o setor que dissemina o conhecimento, promove a inovação, impacta a produtividade e paga os melhores salários”, completou.

Para o prefeito do Recife, João Campos, o lançamento do PAC III veio pra trazer novas oportunidades para todo o estado. “Acredito que fomos bem atendidos com a decisão de investimentos de mais de R$ 90 bilhões. Com ele, poderemos ver a Transnordestina, que era o principal sonho de infraestrutura de Miguel Arraes, sair do papel”, comemorou.

Já a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, destacou as parcerias que o governo do estado vem desenvolvendo com o setor produtivo. “Inauguramos em Pernambuco um novo tempo e com uma visão muito convicta de que a iniciativa privada é e deve ser indutora do desenvolvimento, desde que esteja de mãos dadas com o poder público”, defendeu.

Durante o evento, foram abordados tópicos cruciais para o desenvolvimento da região que estão reunidos em um documento que os empresários da FIEPE entregaram ao vice-presidente. Entre eles:

Ferrovia Transnordestina – Trecho Salgueiro Suape: O presidente da FIEPE ressaltou a importância do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina para a logística regional e nacional. A melhoria na infraestrutura ferroviária é vital para a eficiência do transporte de cargas e contribuirá diretamente para o crescimento econômico da região.

Adutora do Agreste – Conclusão da construção da Adutora do Agreste, importante obra hídrica para o Estado de Pernambuco, que tem objetivo de abastecer 68 cidades do Agreste pernambucano, região com menor balanço hídrico do país

Arco Metropolitano – O Arco Metropolitano é uma obra estratégica para o desenvolvimento do estado. Sua conclusão possibilitará melhorias de infraestrutura e logística, promovendo a integração entre os municípios do Litoral Norte com o Litoral Sul, sem adentrar no território do Recife.

Além de outras temáticas de melhoria do ambiente de negócios, como a Reforma Tributária, o acesso a crédito, um Refis Nacional e um programa de modernização da indústria. Abaixo, o documento completo!

Estiveram presentes ainda no encontro, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França; o presidente em exercício da Alepe, deputado Aglailson Victor; a vice-prefeita do Recife, Isabela de Roldão; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; os deputados federais Eriberto Medeiros, Pedro Campos, Carlos Veras, Maria Arraes e Lucas Ramos; deputados estaduais, lideranças empresariais, dirigentes da FIEPE e dos sindicatos.